Curriculo

Enviar curriculo: 3 formas com resultados GARANTIDOS

Você pode imaginar como seria se houvesse uma maneira extremamente EFICIENTE de enviar curriculo e conquistar seu NOVO EMPREGO dos sonhos?

A boa notícia é que não existe apenas uma maneira e sim VÁRIAS!

Este Webinário aumenta suas chances de conquistar seu NOVO EMPREGO em até 5x! Clique aqui para acessar.

Enviar curriculo Dica #1

Você precisa enviar curriculo através de portais especializados.

Existem portais especializados em fazer o link entre o empregador e o empregado. Esses portais vêm crescendo de maneira extremamente rápida no Brasil. Em outros países do mundo, enviar curriculo pela internet é uma forma muito conhecida.

Aqui no Brasil a maior parte dos portais surgiu no ano 2000 e tivemos, na última década, a criação da primeira rede social profissional.

Enviar Curriculo Através de Portal: Vagas.com

O Vagas.com é uma empresa 100% brasileira e tem como missão “Oferecer soluções tecnológicas para que as empresas encontrem e selecionem as pessoas certas”.

Em outras palavras, eles atuam de maneira a criar um link tecnológico entre a oferta e a demanda de mão-de-obra.

Sua visão é “Empresas escolhendo as melhores pessoas. Pessoas escolhendo as melhores empresas”. Sou seja: o Vagas.com quer criar um ambiente de otimização no processo de recrutamento e seleção, tanto do ponto de vista do recrutador quanto de quem está buscando oportunidades.

Para acessar o Vagas.com basta clicar neste link. O melhor de tudo é que ele é uma ferramenta TOTALMENTE GRATUITA para candidatos.

Antes de enviar curriculo através do Vagas.com, você precisará entender qual é a melhor forma de fazer um. Este artigo trás 7 dicas INFALÍVEIS para você fazer um curriculo VENCEDOR e conquistar seu novo emprego.

Enviar curriculo através de Portal: Indeed

O Indeed é outra plataforma 100% gratuita para candidatos através da qual você pode enviar curriculo para várias empresas.

O Indeed é composto de três funções principais e básicas: “Achar Vagas”, “Achar Currículos” e “Anunciar Vagas”.

A Função “Achar Vagas” permite que você faça uma busca em uma base de outros sites. Ou seja, você irá procurar vagas através de uma palavra-chave em vários sites de várias empresas somente através do Indeed.

O Indeed também é uma boa ferramenta para “pesquisar a concorrência”. Basta clicar em “Achar Currículos” e filtrar os profissionais que são seus potenciais concorrentes. Na sequência, avalie o que eles têm escrito em seus respectivos currículos.

Quando você tentar inserir seu currículo no Indeed, terá que preencher uma espécie de formulário online. Mesmo assim, vale a pena ler este artigo com 7 dicas FENOMENAIS para fazer um curriculo.

Enviar Curriculo através de Redes Sociais: LinkedIn

Ainda existe uma outra maneira de enviar o seu currículo através da internet. Essa maneira não é através de um portal especializado em empregos e sim de uma REDE SOCIAL.

LinkeddIn é a rede social de negócios mais acessada do mundo e nasceu nos Estados Unidos na década de 2010. Trata-se de uma ferramenta muito poderosa não só para conseguir recolocação profissional, mas para conseguir informações extras sobre empresas e seus funcionários.

Se você é um usuário de Smartphones, pode baixar o aplicativo do LinkedIn Jobs e procurar oportunidades diretamente dele, sem precisar nem sequer abrir o computador.

no LinkedIn, o seu perfil funciona mais ou menos como um currículo. Então preencha o seu perfil tendo em vista as melhores práticas para fazer um curriculo.

Enviar currículo através de Redes Sociais: Facebook

Além de divulgar o seu currículo através do Vagas.Com, Indeed e LinkedIn, a maior rede social do mundo, o Facebook, também pode ser uma boa forma de envio.

Muitas empresas têm, como parte de sua estratégia para conseguir novos talentos, o procedimento e divulgar suas novas vagas em suas páginas nas redes sociais. Sendo assim, é de extrema importância você seguir as empresas nas quais deseja trabalhar através de Fan Pages no Facebook.

Se você optar por não enviar curriculos através do Facebook, tenha sempre em mente que faz parte da estratégia de muitos recrutadores dar “uma olhadinha” no perfil do Facebook de seus candidatos. Sendo assim, não publique mensagens de ódio e/ou incitação a preconceitos em nenhuma de suas redes sociais.

Você pode criar uma conta na rede social através deste link.

%name

Enviar Currículo Dica #2: Portais das Empresas

Enviar currículo através do portal de empresas grandes

Esta dica vale somente para empresas multinacionais ou nacionais de grande porte.

Quando uma empresa é muito grande, gosta de jogar pelas próprias regras. Isso significa, em termos de Gestão de Recursos Humanos, ter o seu próprio site de recrutamento.

As empresas que têm o próprio site de recrutamento até possuem link com sites como o Vagas.com e Indeed, mas preferem trabalhar primeiro com os currículos adquiridos através de seus próprios sites.

Para enviar curriculo através do portal de empresas grades, acesse o site da empresa e clique na seção “Trabalhe Conosco”. Essa seção pode estar na página inicial ou dentro da seção “Fale Conosco”.

Para acessar o site da empresa, tente colocar o nome dela em sites de busca como o Google, Bing, Uol e etc. Outra forma é acessar www.NomeDaEmpresa.com.

Sempre que você optar por incluir o seu currículo no portal de uma empresa, terá que seguir o modelo imposto por ela. Mesmo assim, terá que OTIMIZAR o conteúdo que você optar por incluir lá. Acesse este link para ler 7 dicas fenomenais de como elaborar um currículo.

Enviar currículo através do portal de empresas especializadas em recursos humanos

No mercado brasileiro e internacional existem várias empresas especializadas na captação de recursos humanos. Essas empresas costumam deter grande KNOWHOW para recrutamento e seleção de grandes talentos. Exatamente por isso, muitas empresas costumam contratar essas recrutadoras ara gerenciarem a contratação de seus funcionários.

Segue uma lista de empresas especializadas em recrutamento e seleção:

Uma outra boa opção é seguir todas essas empresas nas suas páginas nas redes sociais como:

  • LinkedIn: Essas empresas costumam divulgar oportunidades através dos perfis de seus funcionários e de suas páginas oficiais;
  • Facebook: Oportunidades divulgadas a partir das Fan Pages oficiais das empresas;
  • Twitter: Apesar de ser uma estratégia bem menos comum, muitas empresas ainda divulgam oportunidades por lá.

Enviar Currículo Dica #3: Através de e-mails

Enviar currículo através de e-mail, estratégia geral

Para enviar curriculo por e-mail, uma espécie de procedimento se faz necessário. Você entende que enviar um currículo cujo nome de artigo é “cv.docx” através de um e-mail com título “currículo” e corpo de texto “segue em anexo currículo” não é uma boa ideia.

Existe uma forma de OTIMIZAR o envio de currículos através de e-mails e eu vou lhe mostrar essa forma.

Enviar currículo, estratégia geral de assunto

O assunto do e-mail que você irá escrever deve ser o seu OBJETIVO PROFISSIONAL, que deve estar vinculado ao título da vaga ou oportunidade. Em outras palavras, se você tem objetivo profissional “Gerente Executivo de Projetos” e quer se candidatar a uma vaga com mesmo nome, escreva isso no título: “Gerente Executivo de Projetos”.

É só isso!

Para aprender a escrever objetivos profissionais OTIMIZADOS, clique neste link e acesso o artigo com 9 exemplos de objetivo profissional.

Enviar currículo, estratégia geral de corpo de e-mail

Quando for escrever o corpo do e-mail, tenha em mente que você precisará chamar a atenção do recrutador em poucas linhas. Você precisará utilizar poucas palavras, então é melhor utilizar as certas.

Segue abaixo um conjunto de ideias de corpos de e-mails:

  • “Segue anexo ao presente e-mail currículo de profissional CAPACITADO para o perfil descrito na oportunidade”;
  • Profissional capacitado com  habilidades em acordo com o descrito no anúncio da oportunidade. Currículo anexo ao e-mail”;
  • Para a oportunidade mencionada, profissional 100% habilitado. Currículo anexo ao presente e-mail”;

Enviar currículo, estratégia de assinatura

Você precisará assinar o seu e-mail. Faça isso tendo em mente que todos os seus contatos estão no seu currículo.

Sendo assim, siga três dicas simples:

  • Inclua uma pequena linha para diferenciar a assinatura do corpo do e-mail;
  • Abaixo dessa linha, inclua seu nome completo;
  • Abaixo do seu nome, inclua um telefone de contato, preferencialmente seu celular pessoal.

Enviar currículo através de um e-mail conhecido

Sempre que você souber o e-mail de algum profissional do RH de alguma empresa, poderá enviar seu currículo através de um e-mail.

Siga todas as instruções da seção anterior tendo em mente que o destinatário será um e-mail conhecido.

Enviar currículo através de e-mail desconhecido

Sempre que você não souber o e-mail profissional de algum colaborador de Recursos Humanos de uma empresa, poderá fazer pequenas inferências sobre qual pode ser esse e-mail.

Enviar currículo para e-mails desconhecidos se você sabe o nome do colaborador de RH

Se você não sabe o e-mail do colaborador de RH, mas sabe o seu nome, utilize o campo de CCO (Com Cópia Oculta) para incluir os endereços de e-mail abaixo.

  • [email protected] – Substitua “Nome” pelo primeiro nome do colaborador, “Sobrenome” pelo seu Sobrenome e “empresa” pelo nome da Empresa;
  • [email protected] – Substitua “Nome” pelo primeiro nome do colaborador, “Sobrenome” pelo seu Sobrenome e “empresa” pelo nome da Empresa;
  • [email protected] – Substitua “Nome” pelo primeiro nome do colaborador, “Sobrenome” pelo seu Sobrenome e “empresa” pelo nome da Empresa;
  • [email protected] – Substitua “Nome” pelo primeiro nome do colaborador, “Sobrenome” pelo seu Sobrenome e “empresa” pelo nome da Empresa. (Parecida com a tentativa anterior, mas sem o “.”);
  • [email protected] – Substitua “Nome” pelo primeiro nome do colaborador, “Sobrenome” pelo seu Sobrenome e “empresa” pelo nome da Empresa. (Parecida com a tentativa anterior, mas sem o “.”);
  • [email protected] – Substitua “Nome” pelo primeiro nome do colaborador, “Sobrenome” pelo seu Sobrenome e “empresa” pelo nome da Empresa. (Parecida com a tentativa anterior, mas sem o “.”);
  • [email protected] – Substitua “N” pela primeira letra do primeiro nome do calaborador, “Sobrenome” pelo seu sobrenome e “empresa” pelo nome da empresa;
  • [email protected] – Substitua “N” pela primeira letra do primeiro nome do calaborador, “Sobrenome” pelo seu sobrenome e “empresa” pelo nome da empresa;
  • [email protected] – Substitua “N” pela primeira letra do primeiro nome do calaborador, “Sobrenome” pelo seu sobrenome e “empresa” pelo nome da empresa;

Lembrando que isso são TENTATIVAS que podem ajudar você a chegar na caixa de e-mail dos profissionais e que não há garantias. Exatamente por se tratar de tentativas, utilize o campo CCO ao invés do campo DESTINATÁRIO ou PARA.

Enviar currículo para e-mails desconhecidos se você não sabe o nome do colaborador de RH

Caso você não saiba o nome de nenhum colaborador de RH da empresa para qual deseja enviar seu currículo, você precisa de técnicas para descobrir seus nomes.

Assim que descobrir seus nomes, poderá aplicar as técnicas descritas nas seções anteriores.

Vamos utilizar uma ferramenta já descrita aqui chamada LinkedIn. Clique neste link pra ser direcionado para o buscador global da rede social e clique em “People” ou “Pessoas”.

Na barra direita de detalhamento de pesquisa, adicione os seguintes filtros:

  • Empresa atual ou “current company”: Adicione aqui o nome da empresa para qual deseja enviar seu currículo. Espere o refinador buscar algumas empresas e escolha a verdadeira;
  • Palavra-chave ou “key words”: adicione os nomes abaixo no campo “título” ou “função”.
    • RH
    • Recursos Humanos
    • HR
    • Human Resources

Tenha em mente que o LinkedIn e uma rede social profissional de nível mundial. É, por tanto, extremamente comum que os profissionais escrevam seus perfis em inglês.

Enviar Currículo Dica #4 (Extra): Entrega Pessoal de Currículo

Essa não é uma prática recomendada por vários motivos:

  • É custoso para você, por que você tem que…
    • …usar várias conduções para chegar às empresas (muitas passagens = muito dinheiro);
    • …alimentar-se na rua (muitas refeições em lugares muito caros);
    • … fazer muitas ligações (muitas ligações = muito dinheiro);
  • É custo para a empresa, porque ela tem que…
    • … alocar um local para guardar os currículos recebidos;
    • … alocar um profissional para cuidar dos currículos recebidos;
    • … alocar um profissional para buscar o currículo;
    • … fazer todas as triagens sem recursos digitais;

Mas se você insistir em o fazer, faça de maneira otimizada:

  • Certifique-se que as empresas que você pretende visitar estão recebendo currículo em suas estruturas físcias;
    • Muitas empresas deram ordens expressas aos seus funcionários para não receber mais;
    • Muitas empresas JOGAM FORA os currículos recebidos através de canais offline, mesmo que os aceitem;
  • Faça uma região por dia: isso vai garantir que você utilize somente uma passagem para ir e outra para voltar;
    • Anote todas as empresas de uma certa região;
    • Determine uma rota que minimiza o caminho para andar;
    • Escolha a melhor hora do dia para ir;
  • Prepare sua refeição: de preferencia algo leve, não perecível e que não precise esquentar, como frutas e etc.

Conclusão

Para saber mais sobre como conseguir emprego, visite nosso artigo que vai desvendar alguns segredos que nenhum recrutador nunca vai te contar.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
Se Você Não Está Seguindo Essas 03 Estratégicas Aprovadas Por Especialistas, Pode Nunca Conseguir Um Emprego!Que Estratégias?!
error: Content is protected !!